
"Charlie and the chocolate factory" é o último filme de fantasia realizado por Tim Burton, autor de filmes como "Beetlejuice" (1988), "Batman" (1989) e "Batman Returns" (1992), "Edward Scissorhands" (1990), "Ed Wood" (1994), "Sleepy Hollow" (1999) e "Big Fish" (2003).
Depois de um não tão bem recebido "Planet of the Apes"(2001), Tim Burton só podia realizar uma fita que confirmasse o bom momento que atravessa desde o brilhante "Big Fish"(2003).
Na adaptação para o écran do conto de Roald Dahl, o 'soturno' de Burton ficou mais ameno embora ainda presente nesta aventura de Charlie (interpretado pelo promissor Freddie Highmore) na fábrica de chocolates de Willy Wonka (Johnny Depp).
Burton consegue pegar na obra de Roald Dahl e dar-lhe um cunho muito pessoal, quer ao nível estético dos cenários e guarda-roupa, quer ao nível da caracterização das personagens e de adaptação do argumento. A história de Charlie Bucket tem traços de semelhança com o universo de Charles Dickens. Burton retira-lhe a simplicidade e a evidência que o conto para crianças apresenta reforçando a 'moral dos valores' astutamente « insuflada » nas personagens das 5 crianças que são admitidas a entrar na fábrica de chocolates e nos 5 pais que as acompanham durante a visita guiada por Willy Wonka.
Johnny Depp dá corpo a um personagem que se insere de forma perfeita no universo cinematográfico de Tim Burton - a mistura de componentes do imaginário infantil com elementos soturnos e assustadores. Desta mescla de elementos estéticos surge um 'terceiro género' que teletransporta os espectadores para um outro plano, em que tudo parece ter um significado muito próprio e em que tudo parece ser possível.
Resta-nos agora esperar pela sequela, "Charlie and the Great Glass Elevator".
http://chocolatefactorymovie.warnerbros.com/
http://www.timburtoncollective.com/
http://www.johnnydeppweb.com/
Bom filme!
No comments:
Post a Comment