Thursday, May 18, 2006


The New World [2006] - Um 'banho sensorial'

O  argumento é interessante e a fotografia é muito boa. Os primeiros dez minutos de fita são - no mínimo - estonteantes... Rapidamente o espectador é convidado a entrar no "universo reflexivo" do realizador Terrence Malick, autor de filmes marcantes como Badlands [1973], Days of Heaven [1978] e Thin Red Line [1998].

No entanto, talvez tenha faltado um pouco de contenção na quantidade de 'planos-ambiente', detalhes gráficos e sequência de imagens e sons que Terrence Malick tanto gosta de introduzir nos seus filmes. A - pensamos - excessiva "contemplação" da natureza e da personagem interpretada pela jovem actriz Q'Orianka Kilcher tornam-se, por vezes, redundantes, produzindo o efeito inverso àquele que o realizador procurou alcançar - o de criar momentos de reflexão e simbologia. O retrato da sociedade indígena organizada e desprovida de malícia sai, talvez, um pouco "aborrecido" com a forma repetitiva com que Malick 'embrulha' o conteúdo fascinante que o filme apresenta.
Por outro lado, e num plano estritamente subjetivo, diríamos que Colin Farrel - na personagem do Capitão John Smith - consegue levar-nos ao bocejo. A ausência de expressão corporal enfraquece, em medida relevante, o potencial deste filme.

Ainda assim, o saldo é positivo e o dinheiro bem empregue. Talvez o pior de tudo fosse facilmente evitável...

Bom filme!




http://www.thenewworldmovie.com/