Monday, March 20, 2006


Crash [2004] - Do afastamento à reconciliação



Até chegar à realização de "Crash", Paul Haggis só tinha feito trabalhos para televisão, principalmente como argumentista.
E foi nesta qualidade que já deu provas de ter mente fértil. Recentemente colaborou no argumento de "Million Dollar Baby", de Clint Eastwood.

"Crash" é um filme com uma narrativa descontínua onde a discriminação racial é o tema de fundo. Com o desenrolar da fita abrem-se portas a outros temas ou sub-temas associados, como o progressivo isolamento, afastamento e dispersão das pessoas em sociedade ou o encontro do 'amor' como elemento unificador no combate ao medo e à violência.

A "colisão" a que o filme alude no seu título é, sem dúvida, um mote bem sugestivo. O medo que nos priva do contacto com "aquilo" ou aqueles que receamos, também nos priva de tudo aquilo que nos pode aproximar dos outros. E, assim, por vezes, não conseguimos evitar que, no propósito de evitar aquilo que desconhecemos, seja porque motivo for, entremos em rota de colisão com algo... - no fundo, a sempre oportuna 'chamada de atenção' para um sentimento superior, seja ele um abraço, um acto heróico do mais puro altruísmo, um reconhecimento de um erro ou a reconciliação consciente com o passado.

Uma nota de apreço para a banda sonora que, tal como sucede em "Magnolia", contribui para uma sequência de cenas no final cheia de significado e força.

Filme vencedor do Óscar de Melhor Filme do Ano em 2006.